O Ford Escort XR3 é um carro esportivo que marcou a história automotiva brasileira. Ele foi lançado pela Ford no Brasil em 1984 e tornou-se um dos modelos mais desejados pelos entusiastas de carros esportivos da época.
O Escort XR3 foi baseado no modelo Ford Escort, porém, diferenciava-se por seu design esportivo e desempenho aprimorado. Ele foi projetado para atender à demanda por um carro mais potente e com uma proposta esportiva.
O XR3 apresentava um design aerodinâmico, com linhas mais agressivas e detalhes exclusivos, como aerofólio traseiro, para-choques esportivos e saias laterais. Além disso, o interior do carro também contava com acabamentos diferenciados, como bancos esportivos e volante revestido em couro.
Desempenho
Uma das características mais marcantes do Escort XR3 era o seu motor. Ele era equipado com um motor 1.6 ou 1.8 litro, dependendo da versão, e oferecia um desempenho esportivo para a época. O carro tinha tração dianteira e suspensão ajustada para oferecer uma experiência de condução mais esportiva e dinâmica.
O Escort XR3 se tornou um ícone da década de 1980 no Brasil, sendo muito desejado por jovens e amantes de carros esportivos. Ele ganhou popularidade principalmente devido à sua proposta esportiva, que oferecia diversão ao volante e um visual diferenciado.
Ao longo dos anos, o Escort XR3 passou por atualizações e melhorias. Foram lançadas diferentes versões, como o Escort XR3 Conversível, que contava com um teto retrátil, proporcionando uma experiência de condução ainda mais emocionante.
A produção do Escort XR3 no Brasil foi encerrada em 1996, mas o carro deixou uma marca duradoura na memória dos entusiastas automotivos brasileiros. Ele é lembrado como um dos primeiros carros esportivos acessíveis produzidos no país, que oferecia desempenho e emoção ao volante.
Atualmente, o Ford Escort XR3 é considerado um clássico e objeto de desejo para colecionadores de carros antigos. Sua história e legado permanecem vivos, sendo um símbolo de uma época em que os carros esportivos começaram a ganhar popularidade no Brasil.