Sua história começa no final da década de 1960, quando a Ford decidiu lançar um modelo compacto no mercado brasileiro. O objetivo era competir com os carros estrangeiros que dominavam o segmento na época.
O desenvolvimento do Ford Corcel contou com uma parceria entre a Ford e a fabricante de automóveis brasileira Willys-Overland do Brasil. A Willys-Overland já possuía experiência na produção de veículos no Brasil e contribuiu com seu conhecimento técnico para o projeto.
O Corcel foi lançado oficialmente em 1968 e se destacou por ser um carro moderno e bem equipado para a época. Ele apresentava um design elegante, linhas suaves e uma carroceria espaçosa, além de contar com um motor de quatro cilindros.
Inicialmente, o Corcel era equipado com um motor de 1,3 litro e tração traseira. Posteriormente, foram lançadas versões com motores mais potentes, como o Corcel GT, que possuía um motor de 1,4 litro e oferecia um desempenho mais esportivo.
O sucesso do Corcel no Brasil foi notável. O carro conquistou a preferência do público brasileiro e se tornou um dos modelos mais vendidos da Ford no país. Sua popularidade se deveu ao seu design atraente, conforto, bom desempenho e preço competitivo.
O avanço
Ao longo dos anos, o Ford Corcel passou por várias atualizações e melhorias. Novas versões foram lançadas, incluindo o Corcel II, que chegou ao mercado em 1977. O Corcel II apresentava um design renovado, com linhas mais modernas e um interior mais refinado.
A produção do Ford Corcel no Brasil foi encerrada em 1986, após quase duas décadas de sucesso. O modelo deixou um legado importante na indústria automotiva brasileira, sendo lembrado como um carro acessível, confiável e que marcou a vida de muitas pessoas.
Além disso, o Corcel também teve uma versão esportiva de alto desempenho chamada de Corcel GT XP, que foi usada em competições de automobilismo no Brasil, mostrando a capacidade esportiva do modelo.
Assim, o Ford Corcel desempenhou um papel significativo na história automotiva brasileira, deixando uma marca duradoura como um carro popular e bem-sucedido, que atendeu às necessidades e preferências dos consumidores brasileiros da época.