Tendo chegado oficialmente em 1992, a Peugeot já completa 32 anos no Brasil, mas ainda sofre resistência por parte dos consumidores.
Afirmar que a Peugeot é “realmente problemática” é uma generalização que merece uma análise mais aprofundada. Como qualquer fabricante de automóveis, a Peugeot lançou modelos que tiveram problemas técnicos e de confiabilidade ao longo dos anos. Isso é uma ocorrência comum na indústria automobilística, e praticamente todas as marcas têm seus modelos problemáticos em algum momento.
A eletrônica francesa
Ao se comparar os carros franceses, é perceptível que eles são muito mais complexos eletronicamente. Lá em 2008, o 207 já apresentava uma tecnologia muito superior aos concorrentes, desde módulos para leitura de parâmetros de funcionamento até limpador e faróis automáticos, coisa que até hoje muitos carros intermediários não têm.
No entanto, mais peças representam mais desgaste. Com o passar do tempo, esse caminhão de componentes eletrônicos embarcados começam a incomodar seja por mal funcionamento ou queima. Por isso, depois de algum tempo, sem a manutenção adequada, o carro começa a apresentar códigos de erros e até mesmo mal funcionamento.
A suspensão francesa
Alguns fóruns que reúnem proprietários de modelos específicos elencam os principais problemas. No caso dos Peugeot, nota-se uma insistente reclamação dos modelos mais antigos em relação à suspensão. Bieletas, pivôs e buchas estão entre as peças que mais davam problemas. No entanto, assim como na eletrônica, a suspensão Peugeot era mais complexa que seus concorrentes (o que garantia mais conforto e estabilidade). O famigerado eixo traseito Peugeot deixava as pessoas receosas por não contar com molas convencionais.
Os novos Peugeot
A própria marca reconhece que enfrenta uma certa dificuldade no Brasil, apesar de ser a segunda maior montadora da Europa, vendendo muito naquele continente. Por aqui, alguns modelos antigos lastrearam a fama da Peugeot, mas os novos modelos têm apresentado excelente qualidade constritiva, design inovador, além do pacote Peugeot, ou seja, um carro realmente completo.
A particularidade das opiniões
É importante lembrar que as opiniões sobre qualquer marca de automóveis podem ser subjetivas. Algumas pessoas podem ter tido experiências negativas com carros Peugeot, enquanto outras podem estar extremamente satisfeitas com seus veículos da marca. Além disso, a confiabilidade de um carro pode variar de um mercado para outro e ao longo do tempo, já que as fabricantes costumam aprimorar seus produtos com base no feedback dos consumidores e nas mudanças tecnológicas.
Afirmar que a Peugeot é “realmente problemática” é uma simplificação excessiva. A experiência com veículos Peugeot pode variar amplamente, e é importante fazer uma pesquisa cuidadosa e considerar diversos fatores ao avaliar a qualidade e a confiabilidade de um carro da marca.