Para muitos, essa lista pode ser completamente desconhecida. No entanto, ela reúne bons filmes que tem carros como um dos elementos centrais da trama
Quando Velozes e Furiosos foi lançado em 2001, os gearhead foram à loucura. Carros como tema de um filme não é coisa nova, mas nunca haviam sido extensivamente explorados. Além disso, as corridas de rua foram apresentadas de maneira romantizada e as modificações ganharam as telas, fugindo dos comuns carros originais de fábrica. Para alguns fãs da saga, o estúdio perdeu um pouco a mão na receita ao fazer os últimos filmes com uma proposta completamente diferente da sua origem, para outros foi uma reinvenção.
Mas para além de Velozes e Furiosos que alavancou a cultura de modificações pelo mundo, outros filmes trazem propostas instigantes e usam carros para conseguir fazer isso. Confira:
1 – Em Ritmo de Fuga
Esse filme conta com prêmios para melhor montagem, edição e melhor filme, além de outros. No entanto, mesmo consagrado, ele não alcançou o sucesso que poderia. A habilidade de direção de Baby, protagonista principal, é levada ao máximo em assaltos a bancos. Atuando como piloto de fuga, Baby usa diversos tipos de carros para escapar não só das autoridades, mas também da sua vida de crimes.
2 – Gran Torino
Filme homônimo ao carro principal da trama relata a história de um veterano da Guerra da Coreia. Aposentado, ele passa seus dias realizando pequenos reparos em casa, além de desprezar minorias étnicas. No entanto, ele desenvolve uma amizade com um jovem asiático que é forçado a roubar seu carro. O filme mostra o conflito não apenas de duas gerações, mas de duas etnias. O Ford Gran Torino acerta o tom da obra com seu charme dos anos 70, assim como seu proprietário.
3 – Um Parto de Viagem
Apesar de não concentrar a trama exclusivamente em automóveis, o filme se passa enquanto dois desconhecidos perdem o mesmo voo e resolver alugar um carro para realizar a viagem. O problema é que o perfil dos dois é completamente diferente e o que começou como um embate logo se torna uma amizade que supera as diferenças.
4 – Framing John DeLorean
Responsável pela concepção de um dos carros mais icônicos da história, o documentário centra seus esforços na biografia de John DeLorean e o famoso DMC que foi protagonista do filme De Volta para o Futuro.
5 – Green Book: O Guia
Baseado em história real, o filme retrata o racismo vivido nos anos 60 nos Estados Unidos. O motorista e segurança Tony Vallelonga que trabalhou para o músico de jazz Don Shirley atravessa o país levando o compositor para apresentações. Mesmo parecendo comédia, a obra narra o sofrimento vivido pelos afrodescendentes, além da transformação do próprio Tony Vallelonga, formando uma próspera amizade com seu chefe.