A BYD, maior montadora de carros elétricos chineses superou em volume de vendas a norte-americana Tesla. Enquanto que a empresa de Elon Musk entregou 484.000 veículos, a chinesa de propriedade de Wang Chuanfu vendeu 526.000.
Claro que o gigantismo do mercado chinês impulsiona as vendas da BYD e os preços mais baixos são um de seus principais atrativos. Apesar de a Tesla também estar presente na China, seus modelos não vendem tanto por lá.
A Tesla sofreu com a escassez de microchips entre 2020 e 2022. Agora, com sua retomada normal da produção, vem se recuperando. Enquanto isso, nos últimos tempos a BYD tem ganhado cada vez mais espaço no mercado global, inclusive com seus pesados como caminhões e ônibus.
Se antigamente os carros chineses sofriam com a falta de qualidade de seus componentes, hoje o problema é outro. Agora, com os ajustes em projeto e qualidade feitos, os maiores desafios são importar com taxas reduzidas para outros países. Uma das soluções é montar fábricas em outros lugares, aproveitando a mão de obra local, bem como fornecedores. É assim que BYD tem feito no Brasil e sua principal concorrente conterrânea, a GWM, também.