Curitiba, referência no transporte público, comemora 330 anos

Curitiba, além de uma cidade inteligente, fria e temperamental, é conhecida e referência em diversos outros aspectos, entre eles: Planejamento urbano e transporte público de qualidade. Para comemorar o aniversário de Curitiba, neste dia 29 de março, vamos explicar um pouco mais sobre como esse planejamento foi implementado e como ele funciona.

No mundo todo, é estudado o sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), implementado na cidade em 1974.
A ideia é ter a praticidade e velocidade do metrô, mas muito mais barato e simples de ser aplicado e feito.

Foto: Luiz Costa/SMCS

Fazem parte deste sistema:

  • Canaletas exclusivas para circulação de ônibus, criando corredores muito mais rápidos, sem a interferência do congestionamento no trânsito da cidade. Há também faixas exclusivas, onde apenas ônibus podem transitar, facilitando e barateando ainda mais esse sistema de tráfego de transporte público.

 

  • Estações tubo, que são estações fechadas com portas de vidro, guichês de venda de passagem e de informação, e mais outros recursos. Além disso, inclui embarque em nível, usando ônibus de piso baixo ou plataformas elevadas, além de múltiplas portas para acelerar embarques e desembarques e melhorar o acesso a deficientes físicos.

 

  • Cobrança de tarifa externa para facilitar e agilizar o tráfego do ônibus. Alguns dos trajetos, apenas recebe os passageiros, sem a necessidade da cobrança no ato da entrada do ônibus, pois o pagamento da passagem é feito no momento da entrada no tubo.

 

  • Integração físico-tarifárica, que nada mais é do que um sistema onde o passageiro paga apenas uma passagem por trecho, podendo usar mais de um ônibus no seu descolamento. Esse sistema está implantado desde os anos 80, em Curitiba, e o passageiro é quem define o seu trajeto, podendo pegar quantos ônibus forem necessários, em qualquer hora do dia em que haja a sua linha disponível.

Esse sistema BRT, na capital, é denominado Rede Integrada de Transportes (RIT), sendo operada por mais de 25 privadas e gerenciada pela URBS (Urbanização de Curitiba S/A). Conta com mais de 450 linhas urbanas e metropolitanas, fazendo mais de 20 mil viagens por dia.
Os ônibus do “Sistema Expresso” são operados com veículos articulados/ biarticulados com capacidade para 180 e 250 passageiros, em mais de 80km de canaletas exclusivas.
Nem todas as linhas de Curitiba têm essa facilidade e sistema implantado, isso devido à diversos fatores, ente eles, custo de implementação e desnecessidade. Mas, com certeza, é uma das capitais mais fáceis, confortáveis, organizadas e rápidas de se descolar, devido à sua inteligência na construção e desenvolvimento do transporte público.

Rumo à eletro mobilidade

Segundo a Prefeitura de Curitiba, já projeto de modernização do Inter 2 e BRT Leste-Oeste, além de outras linhas, que estudam implementar ônibus elétricos e pontos de ônibus autossustentáveis com wi-fi gratuito e energia solar.
Além disso, há o projeto de melhorar a infraestrutura de calçadas e ciclovias.

 

Comparação com sistemas tradicionais de transporte

Os sistemas convencionais de transporte público, utilizando a mesma via dos carros, se tornam lentos devido a congestionamentos. Mais que isso, em cada ponto, o tempo é maior que o sistema BRT devido ao pagamento da passagem feito um a um no momento do ingresso do passageiro no ônibus.

Estudos mostram as diferenças de tempo entre a linha de Curitiba e outras linhas ao redor do mundo, por exemplo, em Nova Iorque, rotas locais e expressas possui uma média de 6,5km/h na velocidade do ônibus e Londres, uma velocidade média do tráfego de 14km/h. Como comparação, a média de velocidade das rotas nos sistemas BRT, em Curitiba, é de mais de 30km/h.

Trânsito urbano

Uma outra qualidade das linhas exclusivas dos ônibus está na diminuição do tráfego nas vias comuns e, consequentemente, da possibilidade de colisões e acidentes. Por seu tamanho, os ônibus geram um transtorno muito maior que carros e motos e, por isso, o sistema BRT é uma grande vantagem tanto para os passageiros, quanto para os motoristas de ônibus e carros convencionais.

 

Curitiba como referência
O sistema criado em Curitiba serve de inspiração para diversas outras cidades. Este já foi implementado em Bogotá, na Colômbia, Santiago, no Chile, em Los Angeles, na Califórnia, na Cidade de Guatemala, na Cidade do México, no Rio de Janeiro e em Uberaba, em São Paulo, além de ser base do planejamento do sistema que a Cidade do Panamá irá implementar nas suas vias.

Esse texto exemplifica uma das tantas qualidades de Curitiba, com seus inúmeros aspectos futuristas. Apesar disso, a cidade ainda guarda e respeita suas raízes e tradições. Sua diversidade cultural, musical, gastronômica, com restaurantes típicos, bosques, praças, museus, casarios antigos são alguns dos exemplos de sua história encantadora. Desejamos muito mais inovações e felicidades aos curitibanos. Parabéns, Curitiba, pelos seus 330 anos de orgulho por quem aqui vive e se apaixona.

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