Projetado nos anos 1970 e lançado em 1981, o DeLorean era um carro no mínimo peculiar. Feito em aço inoxidável, sem pintura, o carro contava com asas de gaivota e motor instalado na posição central. Ao todo, foram produzidas pouco mais de 9 mil unidades. Designado como DMC-12, foi o único modelo projetado pela fabricante norte-americana DeLorean Motor Company.
Seu projeto de fabricação encontrou dificuldades, principalmente por contar com inovações inspiradas na britânica Lotus. Inicialmente, o motor era para ser um Citroën, mas logo foi desconsiderado por ser fraco para equipar o carro que teria características esportivas. No entanto, as décadas de 70 e 80 viviam a crise do petróleo e não seria prudente equipá-lo com algo muito potente. Logo, a engenharia considerou um V6 de 132 cavalos que contava com injeção eletrônica, tornando-o um meio termo entre esportividade e economia.
Apesar de linhas modernas para sua época, um motor razoável e características únicas como chassis em aço sem pintura e portas que abriam para cima, o carro foi um fracasso de vendas.
De Volta para o Futuro
É indissociável pensar na saga de filmes De Volta Para o Futuro sem pensar em Delorean. Em 1985, ele se tornou o carro mais famoso do mundo, servindo de base para a máquina do tempo do Dr. Emmet Brown, sendo pilotado pelo icônico Marty McFly. Suas características que o tornam único fizeram dele a composição perfeita para dar a personalidade do filme.
Ao todo, foram usadas 6 unidades do modelo para fazer o filme, além de uma réplica de fibra de vidro para os takes do carro flutuando.
De volta para a produção?
A prisão do fundador da marca, John DeLorean, em 1985, acusado de tráfico de drogas gerou uma crise de imagem para a marca. Mesmo ele sendo solto 10 dias depois por falta de provas, o estrago já havia sido feito as poucas vendas não foram suficientes para manter o negócio, levando-a a falência. De lá para cá, boatos sempre surgiram de tempos em tempo sobre a volta de sua fabricação.
No entanto, em 1995 o mecânico Stephen Wynne adquiriu a marca com o propósito de montar uma linha de restauração do modelo. Os planos evoluíram e passaram a ser lançar o modelo atualizado. Desde que a imagem conceito de como seria o novo DeLorean, denominado Alpha5, foi publicada, os fãs martelaram a marca ao afirmar que em nada lembra o DMC-12.
Os compradores podem fazer a reserva no site oficial da marca. No entanto, a montadora avisa que tanto a imagem quanto o desempenho declarado são apenas estimativas e que o modelo real pode apresentar configurações ligeiramente diferentes das declaradas.