Dia internacional da mulher é celebrado no dia 08 de março, data que comemora a coragem, determinação e a busca por direitos iguais, no entanto alguns brasileiros acreditam que essa data está relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos, porém a história começou de maneira diferente, vem que a UB te conta.
Dia 8 de março e sua história
Brasileiros tendem a relacionar o acidente à fábrica de tecidos Cotton de 1911, em 8 de março. Porém, nunca foi comprovado que a data tenha de fato ligação com o incêndio, contudo seu acidente se deu na mesma época em que houve uma eclosão de greves e manifestações por uma jornada de trabalho mais justa.
Em 1909, cerca de 15 mil mulheres foram às ruas de Nova Iorque a favor de melhores condições de trabalho, além de terem cargas horárias de trabalho surreal enfrentavam um ambiente propício para um cenário de acidentes, pois era extremamente precária. Data que ficou dali em diante conhecida como o Dia da mulher.
Já em 1917 na Rússia 90 mil mulheres se reuniram em protestos também sobre as condições trabalhistas da época e as ações de Czar Nicolau II, dia que deu o impulso que faltava para a Revolução Russa. Entretanto, só em 1975 foi oficializado o dia da mulher pela ONU, relacionado à greve das operárias russas em 1917.
Mulheres e sua luta pela carteira de motorista
Sabemos que mulheres passaram por muitos avanços até chegarem aos direitos que temos hoje incluído dirigir, só em 2018 oficialmente todas as mulheres do mundo podem ser condutoras.
Desde 1990 as mulheres da Arábia Saudita ainda lutavam pelo direito de dirigir e conseguiram esse fato importante em 2018 após protestos. Já no Brasil, Rosa Helena Schorling foi a primeira a tirar a CNH em 1932, ela também era a primeira paraquedista brasileira e piloto de avião.
Mulheres que revolucionaram o automobilismo
Mary Anderson
Foi a responsável pela ideia do para-brisa, depois de uma visita a Nova Iorque ela desenhou em seu caderno um projeto que ajudaria a limpar o vidro do bonde em que a mesma estava. Apesar de na época não ter sido usado por muitos, mais para frente se tornaria um objeto importante para nossos atuais veículos.
Denise McCluggage
Denise que também foi piloto de corrida foi indicada em 2011 ao Hall da Fama Automotivo que foi fundado em 1939. Denise foi a primeira jornalista a ser indicada.
Alice Ramsey
A primeira mulher que atravessou os Estados Unidos dirigindo, em 1909 junto com mais três amigas, conduziu seu Maxwell 30 por 41 dias pelos Estados Unidos.
A mesma entrou no Hall da Fama em 2000 como a primeira mulher que atravessou os Estados Unidos.
Você mulher que possui carro, ou vai tirar a habilitação não esqueça da sua proteção veicular. Apesar de mais prudentes em trânsitos, não podemos esquecer de fatores externos.
Em comemoração ao mês das mulheres, a UB está dando um brinde para todas aquelas que fecharem com a gente em março, entre em contato com a nossa equipe para saber mais informações.