O momento de comprar um carro usado é extremamente importante, pois é nele que será definido se o modelo escolhido será um bom veículo ou uma dor de cabeça.
Primeira dica: comentários do vendedor
Os vendedores podem argumentar coisas como “carro de garagem” ou até mesmo “todas as manutenções estão em dia”. A verdade é que não tem como o vendedor garantir para você todas essas coisas. Além disso, se o carro realmente for de garagem ( o que quer dizer que rodou pouco), não é necessariamente algo bom já que um carro que anda pouco sofre oxidação dos componentes. Em relação ao argumento de que todas as manutenções estão em dia, é possível saber apenas quando o histórico de manutenção do veículo está completo. Caso contrário, não há como afirmar. Uma certa vez, a pessoa que os escreve visitou uma loja para analisar um Honda Civic 2010. O modelo em questão estava com 350 mil quilômetros rodados e o vendedor afirmou que as manutenções foram feitas sempre em dia, mas o carro não tinha histórico de manutenção, ou seja, na realidade não estava com a manutenção 100%.
Segunda dica: prefira carros com laudo cautelar
Carros podem sofrer acidentes ou mesmo passar por situações que não deixam marcas, mas que geram inúmeros problemas como enchentes. Um simples olhar ou uma breve visita em oficina não são suficientes para esclarecer o histórico do veículo. Por isso, uma boa maneira de não comprar um carro com esses problemas é escolher um veículo que tenha passado por laudo cautelar. Essa análise levanta todo o histórico jurídico do veículo para saber se já foi de leilão, além de analisar a estrutura do automóvel para detectar se passou por reparos e identificando colisões e coisas desse tipo.
Terceira dica: teste o carro nas piores ruas
Mesmo um carro com problemas pode não demonstrar quando é testado em ruas de boas condições. Por isso, o ideal é levar o veículo para ruas não asfaltadas, preferencialmente aquelas de paralelepípedo, pois exige mais da suspensão e da estrutura e por isso pode entregar coisas como vícios, defeitos e barulhos estranhos.