O drift é uma técnica de pilotagem japonesa que surgiu nos anos 70 e se desenvolveu até os dias de hoje.
O drift é uma técnica que consiste em controlar a derrapagem de um veículo ao realizar uma curva. O objetivo é frear menos e assim sair com mais velocidade.
A técnica surgiu em 1970 no All Japan Touring Car Championship Races, um antigo campeonato japonês de carros de turismo. O piloto Kunimitsu Takahashi ganhou vantagem sobre os outros pilotos ao deslizar pelas curvas ao invés de frear.
Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya se especializou e começou a praticar nas montanhas do Japão e chamou a atenção. Com isso, uma revista produziu um documentário chamado “Pluspy” que demonstrou como Tsuchiya realizava drift nas vias públicas.
O documentário foi um sucesso logo de cara. A técnica se espalhou pelo Japão e logo para o resto do mundo.
Atualmente
Hoje, o drift é uma modalidade de competição que cresce cada vez mais. Com o apoio de marcas de pneus e energéticos, o esporte ganha cada vez mais fôlego.
As maiores competições da modalidade no mundo são a Fórmula D, nos Estados Unidos. Já no Japão, o D1 Grand Prix é o principal evento. O Brasil também conta com campeonatos como o Ultimate Drift Brasil e Super Drift Brasil.
Com o avanço dos carros elétricos, uma dúvida surgiu: seria possível a modalidade se adaptar aos novos modelos? O canal Hoonigan respondeu ao levar um Audi S1 para a pista e apresentar um dos vídeos mais legais do YouTube.