Medida pretende facilitar a recarga e ajudar a aceitação dos carros eletrificados
O mundo caminha cada vez mais para uma economia e modo de consumo verde. Mesmo a fabricação de carros elétricos contendo vários problemas, como as minas de cobalto que empregam trabalho infantil análogo à escravidão e a alta pegada de carbono na produção das baterias. Medidas estão sendo tomadas, principalmente com a pressão popular que grandes empresas estão sofrendo para melhorar esses processos. Com o tempo e a ampla aceitação dos carros elétricos, especialistas apontam que esses problemas serão resolvidos.
Nessa transição energética de motores movidos a combustão interna para elétricos enfrenta um outro grande problema: a recarga. Atualmente, os pontos de recarga demoram em média 40 minutos para completar a bateria. Para algumas pessoas, isso pode ser o motivo entre comprar ou não um modelo elétrico. Para mitigar isso, alguns projetos estão sendo testados como estrada eletrificada.
Em Detroit, a empresa Electron, de origem israelense, está testando uma maneira de recarregar carros e caminhões elétricos sem o uso de fios.
Qual o projeto?
A estrada é equipada com bobinas que são instaladas diretamente na rede elétrica. Elas emitem energia às placas receptoras que estão conectadas às baterias e, assim, transferem a energia por meio de indução.
A estrada só transfere energia para os veículos que contêm as placas receptoras. Assim, outros veículos ou mesmo pedestres e animais não correm risco. OS testes começarão em 2024.