Proteção Veicular é uma forma de proteção feita por associações sem fins lucrativos. A ideia é ser uma opção mais acessível e menos burocrática do que o seguro auto tradicional. É totalmente focada nos associados.
• Proteção veicular é feita por associações sem fins lucrativos;
• Seguro auto é feito por empresas com fins lucrativos;
• Proteção veicular não analisa CPF, como SPC e Serasa;
• Seguro auto analisa CPF e se o nome está no SPC e Serasa;
• Proteção veicular nse baseia apenas na Tabela FIPE do veículo do associado para calcular a mensalidade;
• Seguro auto analisa o perfil do condutor, como gênero, idade e mais. Além disso, analisa bairro de moradia, veículo e se tem garagem ou não;
Proteção Veicular é legalizada e, simplesmente, está presente na Constituição Federal, no Art. 5º que fala sobre os direitos e garantias fundamentais, Incisos XVII e XVIII:
XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento; O direito de formar associações é fundamental e não requer autorização de qualquer esfera do governo.
A garantia da Proteção Veicular é dada pelo Regimento da Associação, chamado de Regimento Interno.
Nesse documento, estão listados todos os direitos e deveres tanto do associado quanto da associação.
No Regimento Interno, estão listados os benefícios, o funcionamento de cada um e quando o benefício é aceito ou negado, dependendo de cada caso e situação.
Por isso, no momento da adesão, é importantíssima a leitura de todo o seu conteúdo para entender como a associação e a proteção funciona.
Na Proteção Veicular, o associado paga uma mensalidade baseada na tabela FIPE do veículo. O valor para carro é a partir de R$ 60 e para motos é a partir de R$ 48. Então, é muito acessível fazer proteção veicular e, por isso, é uma área que está crescendo cada dia mais no Brasil.