Lançada em 1987, o modelo é um carro raiz e não conta com assistência eletrônica.
Vidros elétricos, travas, direção hidráulica e som, tudo que você pode encontrar em qualquer carro de entrada da atualidade, menos em uma Ferrari F40. Com ar-condicionado como único item de conforto, o modelo italiano dispensa todos os outros recursos.
A carroceria é feita em fibra de carbono, alumínio e kevlar – mesmo material utilizado em coletes à prova de balas. Tudo isso é coberto por uma pintura de apenas uma camada de tinta. Tudo isso é para reduzir o peso do bólido, ficando restrita aos 1.100 quilos. Atrelada à ela está um V8 de 417 hp responsável por empurrar o carro até os 324 km/h. Com tudo isso, ela era o carro mais rápido da sua época.
Inicialmente, a Ferrari planejava fabricar apenas 400 unidades, mas seu sucesso foi tanto que a produção superou 1.300 unidades. É até hoje um dos carros mais valorizados da história, não tendo um preço exato. Seu nome, F40, tem origem na idade da marca à época: 40 anos.