Seja por distração ou algum problema na comunicação, pode acontecer de o frentista abastecer o veículo com o combustível errado como colocar gasolina em veículo a diesel ou o contrário. Também pode acontecer de abastecer propositalmente com outro combustível como colocar gasolina aditivada mesmo que o condutor tenha solicitado a comum.
O que diz o código de defesa do consumidor
Em seu artigo 39, o documento dispõe que é considerado uma prática imprópria o abastecimento em maior quantidade que a solicitada, sendo tratada como brinde o quantidade a mais.
Já em relação ao combustível errado, a lei desobriga o condutor a pagar já que é o produto inadequado para seu veículo ou mesmo diferente do solicitado.
Procon
O acionamento do Procon pode ser uma maneira necessária. No entanto, será necessário realizar o B.O (Boletim de Ocorrência), bem como fazer fotos, reter a nota fiscal, além de tentar conseguir testemunhas.
Remoção do combustível
A remoção do combustível não deve ser realizado pelo condutor ou mesmo no posto. Nesses casos, o veículo precisa ser encaminhado via guincho para uma oficina que ofereça o serviço de remoção e limpeza do tanque de combustível. Este peça é extremamente delicada, pois como abriga combustível altamente inflamável, é preciso ter cuidado, treinamento e estrutura para realizar o reparo.
Receba uma cotação gratuita para fazer uma cobertura para seu veículo ao clicar no ícone do WhatsApp.