Alguns cuidados precisam ser tomados para não se cair nos diversos golpes existentes.
A compra e venda de um automóvel é um momento muito emocional, no qual a razão fica em segundo plano. Por esse motivo é comum as pessoas caírem em golpe. Vamos falar sobre os principais.
Quando a esmola é alta, o santo desconfia
O ditado popular faz muito sentido nesse contexto. Carros anunciados muito abaixo de suas tabelas FIPE podem ser golpe. Os criminosos pegam fotos reais de algum modelo anunciado de maneira certa e fazem um outro anúncio com o valor abaixo da tabela. Normalmente pedem um sinal, afirmando que há outras pessoas olhando o carro ou ficam de enviar o veículo por guincho, exigindo o pagamento para isso.
Também existe a versão mais sofisticada desse golpe. Os criminosos falam para a pessoa interessada que o carro está com um amigo e mandam o comprador ver o carro com o verdadeiro dono e dão a instrução que o pagamento (normalmente PIX) deve ser feito para ele (o criminoso). Ao mesmo tempo, explicam para o verdadeiro proprietário que um amigo está indo ver o carro. Qualquer indício desses, caia fora e denuncie o anúncio.
PIX agendado
Quando o vendedor do carro é você, também pode acabar sendo vítima de golpe. Normalmente, o criminoso vê o carro, demonstra interesse e faz um agendamento de PIX. As pessoas não costuma ver o detalhe: “PIX Agendado”, ou seja, o PIX não foi feito de fato, mas apenas agendado. Com isso, o veículo é transferido para o falso comprador. Após essa etapa, torna-se extremamente difícil reaver o carro.
Sinais
Tanto na venda quando na compra, é importante ficar atendo aos sinais. Qualquer coisa estranha como “um amigo está indo ver”, “o pagamento deve ser feito para mim”, ou preços muito abaixo são indícios de golpes.