O HB20 foi o primeiro carro da Hyundai fabricado no Brasil. Ter uma fábrica aqui era um passo importante para a marca, pois assim se livraria das taxas de importação e conseguiria brigar com mais competitividade. Por isso, o primeiro veículo precisava ser certeiro, pois não seria viável readaptar toda a planta industrial caso o carro fosse um fracasso de vendas. Assim, a Hyundai apostou todas as suas fichas no HB20 em duas versões: hatch e sedã, ambos compactos. A fábrica foi construída em Piracicaba com investimento de 700 milhões de dólares.
Apresentado em 2012 com uma proposta de visual mais moderno e um amplo pacote de equipamentos, o HB20 acabou por se tornar a sensação do momento. Logo em sua estreia entrou para os 10 mais vendidos do país, ficando em oitavo em 2013. Em 2015 desbancou o Gol que permaneceu por 27 anos como o mais vendido. Foi apenas nesse momento que as concorrentes perceberam o monstrinho que era o HB20. Até hoje o carro permanece disputando as primeiras posições.
HB20 turbinado
Seguindo a tendência de mercado, em 2016 o HB20 chegou com uma versão 1.0 turbo que entregava 105 cavalos. Esse movimento de equipar motores 1.0 com turbocompressor é chamado de downsizing (página 20) que significa diminuir o tamanho do motor, mas sem perder a potência.
HB20 de corrida
Em 2019, aproveitando o hype do seu carro de entrada, a Hyundai lançou uma nova categoria de automobilismo: a Copa Hyundai HB20. O veículo utilizado é baseado no carro de produção, mas com alívio de peso e reforços estruturais. Além disso, o motor é preparado pela H Racing e recebe um aumento de 20% sobre a potência original, chegando aos 160 cavalos.
Vai sair de linha?
A Hyundai não dá sinais de que vai tirar o HB20 de linha tão cedo, até porque o carro continua vendendo muito bem e é difícil substituir um sucesso por outro. Um exemplo foi a Volkswagen que continuou produzindo o Gol até o último momento possível, substituindo-o pelo Polo.
Vantagens do pequeno Hyundai
Os maiores receios ao se comprar um carro, seja novo ou usado, são: medo de ser um modelo problemático e desvalorização exagerada. O HB20 é imune a esses problemas, pois apresenta excelente durabilidade, além de ser um modelo muito procurado e por isso sua desvalorização é mínima.