Permaneceu como líder de vendas por 20 anos, sendo o carro de maior sucesso da Volkswagen no Brasil
Existem carros que marcam época e foram sonho de consumo de uma geração. Um deles foi o Gol. Lançado em 8 de maio de 1980 na fábrica de Taubaté, tinha como objetivo substituir o defasado Fusca. Seu principal concorrente era o Fiat 147 que já havia caído nas graças dos consumidores por ser um carro econômico e versátil.
Gol geração I
Com a ideia de oferecer um carro mais barato, a Volkswagen aproveitou o conjunto mecânico do Fusca, mas com aprimoramentos. Com o objetivo de tornar o motor mais econômico, a Porsche foi encarregada de fazer melhorias no pré-histórico 1.3 refrigerado a ar. Para consegui isso, foram realizados aperfeiçoamentos nos cabeçotes, válvulas e balanceiros. A caixa de marchas permaneceu a mesma de 4 marchas que equipava o Fusca. O Gol também vinha com sistema moderno de freio a disco e direção do tipo pinhão.
Potência
Mesmo com as melhorias da renomada Porsche, o motor boxer herdado do Fusca tinha suas limitações do próprio projeto que datava do final dos anos 1920. Assim, a potência era restrita a 47 cavalos, o que causou reclamações por parte dos donos que sofriam com o carro carregado, principalmente em subidas. Para resolver o problema, a Volkswagen passou a equipar o modelo com o motor 1.6 refrigerado a ar vindo da Brasília.
Em 1984, a Volkswagen equipou o Gol com o motor MD-270 1.8 disponível tanto para etanol quanto gasolina. No entanto, a versão 1.6 refrigerada a ar ainda era oferecida, passando a ser interessante para frotas de empresas já que era amais barato e de manutenção simples.
A chegada do AP
No Brasil, o motor mais consagrado é o AP – sigla para Alta Performance. Ele estreou no Gol de 1986 nas versões 1.6 e 1.8. Com pistões aliviados e bielas mais longas, era um verdadeiro aprimoramento. O AP era tão bom que permaneceu em produção até 2012, época em que equipava a Parati. Ainda é o propulsor mais preparado do país e faz sucesso nas arrancadas, deixando mesmo modelos importados novos para trás.
4 portas
O Brasil foi resistente aos carros quatro portas por muito tempo, o que explica a diversidade de modelos com apenas duas portas em décadas passadas. A primeira versão quaro portas do modelo foi o famoso Gol bolinha de 1998 e que saiu de linha logo em seguida, em 1999, dando lugar à terceira geração.
Gol Last Edition
Além da adoção do motor EA111, não houve grandes mudanças nos modelos mis novos, além da parte estética. Em 23 de dezembro de 2022, a Volkswagen confirmou que o Gol saiu de linha por ser incompatível com as leis de emissões e segurança. Foi líder de vendas por 20 anos no país com 8,5 milhões de unidades produzidas, sendo 7 milhões comercializadas em solo brasileiro. Agora, a missão de substituir o Gol ficou para o Polo Track, uma versão simplificada.