História do Volkswagen Gol que completa 43 anos desde seu lançamento

Permaneceu como líder de vendas por 20 anos, sendo o carro de maior sucesso da Volkswagen no Brasil

Existem carros que marcam época e foram sonho de consumo de uma geração. Um deles foi o Gol. Lançado em 8 de maio de 1980 na fábrica de Taubaté, tinha como objetivo substituir o defasado Fusca. Seu principal concorrente era o Fiat 147 que já havia caído nas graças dos consumidores por ser um carro econômico e versátil.

Gol geração I

Com a ideia de oferecer um carro mais barato, a Volkswagen aproveitou o conjunto mecânico do Fusca, mas com aprimoramentos. Com o objetivo de tornar o motor mais econômico, a Porsche foi encarregada de fazer melhorias no pré-histórico 1.3 refrigerado a ar. Para consegui isso, foram realizados aperfeiçoamentos nos cabeçotes, válvulas e balanceiros. A caixa de marchas permaneceu a mesma de 4 marchas que equipava o Fusca. O Gol também vinha com sistema moderno de freio a disco e direção do tipo pinhão.

Potência

Mesmo com as melhorias da renomada Porsche, o motor boxer herdado do Fusca tinha suas limitações do próprio projeto que datava do final dos anos 1920. Assim, a potência era restrita a 47 cavalos, o que causou reclamações por parte dos donos que sofriam com o carro carregado, principalmente em subidas. Para resolver o problema, a Volkswagen passou a equipar o modelo com o motor 1.6 refrigerado a ar vindo da Brasília.

Em 1984, a Volkswagen equipou o Gol com o motor MD-270 1.8 disponível tanto para etanol quanto gasolina. No entanto, a versão 1.6 refrigerada a ar ainda era oferecida, passando a ser interessante para frotas de empresas já que era amais barato e de manutenção simples.

Motor Md 270 – imagem por Reginaldo de Campinas – As Melhores Raridades

A chegada do AP

No Brasil, o motor mais consagrado é o AP – sigla para Alta Performance. Ele estreou no Gol de 1986 nas versões 1.6 e 1.8. Com pistões aliviados e bielas mais longas, era um verdadeiro aprimoramento. O AP era tão bom que permaneceu em produção até 2012, época em que equipava a Parati. Ainda é o propulsor mais preparado do país e faz sucesso nas arrancadas, deixando mesmo modelos importados novos para trás.

Motor AP – Foto: Volkswagen

4 portas

O Brasil foi resistente aos carros quatro portas por muito tempo, o que explica a diversidade de modelos com apenas duas portas em décadas passadas. A primeira versão quaro portas do modelo foi o famoso Gol bolinha de 1998 e que saiu de linha logo em seguida, em 1999, dando lugar à terceira geração.

Gol 1998

Gol Last Edition

Gol Last Edition

Além da adoção do motor EA111, não houve grandes mudanças nos modelos mis novos, além da parte estética. Em 23 de dezembro de 2022, a Volkswagen confirmou que o Gol saiu de linha por ser incompatível com as leis de emissões e segurança. Foi líder de vendas por 20 anos no país com 8,5 milhões de unidades produzidas, sendo 7 milhões comercializadas em solo brasileiro. Agora, a missão de substituir o Gol ficou para o Polo Track, uma versão simplificada.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a Ub

Ultra Benefícios é uma associação sem fins lucrativos, que visa gerir através do valor arrecadado de seus associados, as atividades da entidade, incluindo a indenização dos prejuízos que os associados venham a ter com seus carros, motos, utilitários e caminhões.

De acordo com a legislação do Brasil, associações de proteção automotiva são legalizadas e podem oferecer esse serviço de proteção veicular a proprietários de veículos, sem problema algum.

Posts Recentes

Siga a Ub nas Redes Sociais

O amparo e agilidade que a sua família precisa
quando se trata de proteção veicular.

Associe-se na ub!