Hyundai, do fracasso ao sucesso

A Hyundai conquistou a fama de marca confiável e vende cada vez mais no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, Brasil e Europa. Seus carros combinam durabilidade e design moderno. Segundo a Forbes, ela é a décima maior montadora do mundo, avaliada em mais de 35 bilhões de dólares.

No Brasil, a marca chegou em 1990, trazendo seu exótico sedã Excel em 1992 e seu SUV Galloper. Ambos foram fracassos de vendas, pois os brasileiros não estavam acostumados com esse tipo de veículo e a marca era desconhecida. No entanto, sendo o país um mercado promissor, a marca decidiu insistir até acertar – independente do investimento necessário.

Do tímido Excel aos 2 milhões de carros vendidos

Em 2009, a Hyundai trazia sua carta na manga: o I30. Com a proposta de bater seus principais concorrentes como Golf, Tiida e Focus – acabou conseguindo o feito já em 2010. O carro foi um estrondo que forçou as marcas concorrentes a correrem atrás do prejuízo.

Suas rodas de 17 polegadas com detalhes cromados fazia a cabeça do pessoal. O motor não decepcionava com seus 145 cavalos e o pacote de equipamentos era equivalente aos rivais. Agora, a Hyundai anunciou o relançamento do bólido que terá uma versão esportiva (denominada pela letra N) e vai contar com motor turbinado de 253 cavalos e câmbio manual de seis marchas. A ideia é brigar novamente com o Golf, além de competir com o Civic Type R e Corolla GR.

O HB20

Se o I30 abriu o caminho na base do facão, o HB20 veio asfaltando. Lançado em 2012, o hatch foi um sucesso de vendas logo de cara, ficando entre os 10 mais vendidos do país. O feito foi extraordinário, chegando a desbancar o Gol em 2015 com mais de mil unidades de vantagem.

Até hoje o HB20 é um dos carros mais desejados. A Hyundai nunca errou a mão na receita e a cada atualização o sucesso só aumentou. Em 2023, o bólido fechou o ano como o quarto mais comprado, ficando sanduichado entre o Onix de entrada e o Onix Plus.

Creta

Mesmo dominando os segmentos de hatch compacto e médio, a Hyundai ainda sonhava com o segmento SUV. Para encarar o desafio, ela trouxe a Creta em 2016 e viu o mesmo cenário se desenrolar, o que já estava se tornando sua marca registrada: um novo sucesso de um carro recém lançado. A Creta foi capaz de fechar 2017 como terceiro SUV mais vendido, deixando a Renegade em quarto lugar.

O polêmico Veloster

Diante de tantos sucessos, um dos carros da Hyundai foi no mínimo polêmico. O Veloster se tornou motivo de piada, pois apesar do nome e do visual, não era um carro muito veloz. Além disso, a marca anunciou a potência de 140 cavalos, mas foi descoberto que o carro produzia no máximo 128. Além do Veloster, o Elantra também entrou na jogada ao ser anunciado com 160 cavalos quando na verdade produzia 148.

Um consumidor processou a marca por propaganda enganosa e a justiça brasileira se fez presente e determinou que a marca deveria pagar R$ 15 mil, além de conceder um Veloster zero quilômetro com todos os itens anunciados.

A trajetória da Hyundai

Em um país dominado pela pobreza e falta de mão de obra especializada, um empresário chamado Chung Ju-Yung fundou uma pequena empresa de construção civil chamada Hyundai no ano de 1967. Em coreano, a palavra Hyundai significa modernidade, deixando claro a proposta da empresa.

No ano seguinte, a empresa decidiu apostar no ramo automobilístico. Em parceria com a Ford, produziu o Cortina que acabou por se tornar um sucesso moderado.

Durante os anos 1970 e 1980, a Hyundai expandiu sua linha de produtos e começou a exportar seus veículos para mercados internacionais. A empresa enfrentou alguns desafios iniciais de qualidade e reputação, mas rapidamente melhorou sua oferta e ganhou uma posição no mercado global. Modelos como o Hyundai Excel e o Hyundai Sonata se tornaram populares em muitos países.

A virada crucial veio nos anos 1990, quando a Hyundai começou a investir pesadamente em pesquisa, desenvolvimento e design. A empresa lançou uma série de modelos de sucesso, incluindo o Hyundai Elantra e o Hyundai Santa Fe, que ganharam reconhecimento por sua qualidade e estilo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a Ub

Ultra Benefícios é uma associação sem fins lucrativos, que visa gerir através do valor arrecadado de seus associados, as atividades da entidade, incluindo a indenização dos prejuízos que os associados venham a ter com seus carros, motos, utilitários e caminhões.

De acordo com a legislação do Brasil, associações de proteção automotiva são legalizadas e podem oferecer esse serviço de proteção veicular a proprietários de veículos, sem problema algum.

Posts Recentes

Siga a Ub nas Redes Sociais

O amparo e agilidade que a sua família precisa
quando se trata de proteção veicular.

Associe-se na ub!