Nada mais norte-americano do que um V8. No entanto, o nascimento do V8 tem origem francesa pelas mãos do engenheiro Léon Levavasseur. Ele não parou por aí, chegando até mesmo a projetar um V32.
No entanto, à época, não era possível construir um motor com bloco único e por isso dois blocos de 4 cilindros eram unidos para se chegar ao V8. Com o aprimoramento das técnicas de fabricação no início dos anos 1900, foi possível construir um motor de bloco único.
O sucesso veio com a Ford e seu Modelo 18 de 1932. O carro era tão potente para a época que chegava aos 120 km/h.
Até hoje, é o motor mais utilizado por carros esportivos. A vantagem de um motor V8 é a possibilidade de fazer um motor potente e robusto e utilizar o menor espaço possível para isso, melhorando a aerodinâmica do automóvel. Esse motor serve para as mais diversas aplicações: carros esportivos, caminhões, embarcações e aeronaves.
Algumas curiosidades são de que Léon Levavasseur foi quem projetou o motor do 14 Bis (que era um V8), além da injeção eletrônica e o resfriamento por evaporação. No entanto, apesar disso tudo, ele morreu pobre aos 58 anos sem reconhecimento.
Ganhe uma cotação gratuita para fazer uma cobertura completa para seu veículo ao clicar no link do WhatsApp.