Mundialmente conhecida pelo ronco e desempenho dos seus motores V10 e V12, a Lamborghini lança o novo modelo da marca que vai substituir o Aventador, o qual foi produzido durante 11 anos, além de ser o primeiro carro híbrido da montadora italiana. Seguindo a mesma receita dos seus antecessores, ele será o sexto da linhagem a contar com motor V12 montado na posição central.
Mesmo não estando oficialmente em linha de montagem, a lista de espera já supera dois anos e não há previsão de quando as primeiras unidades poderão ser entregues.
Os números que a fábrica de Sant’Agata Bolognese declarou colocam o Revuelto na posição de Lamborghini mais rápido já construído. Além do V1 6.5 modernizado, o bólido vai contar com três motores elétrico que combinados podem atingir até 1.015 cavalos de potência. A configuração promete empurrar o esportivo italiano para acima dos 349 km/h, além de fazer a aceleração de 0 a 100 em 2,5 segundos.
A Lamborghini entra agora em uma nova fase, na qual seus carros não contarão mais com o V12 puro, mas sim com o auxílio de propulsores elétricos.
Challenger
Por sua vez, a Dodge é marca registrada na fabricação dos motores V8 norte-americanos e faz jus à fama com as várias gerações do modelo Challenger. Globalmente famoso por sua potência, o Challenger serviu muitas vezes como o carro principal de Dominic Toretto, da saga Velozes e Furiosos.
Agora, no entanto, o modelo vinha enfrentando dificuldades frente aos elétricos, principalmente os da Tesla por serem extremamente velozes. Indissociável do V8, a Dodge vai fazer um último modelo do ícone dos muscle cars, o Challenger SRT Demon 170. Com um motor de 1.040 cavalos, prometendo fazer de 0 a 100 em 1,66 segundos, desbancando os 1,9 segundos do Tesla Model S Plaid, despede-se em grande estilo.
Sua fabricação será limitada a 3.300 unidades e os compradores terão de assinar um termo afirmando saber que se trata de um carro de competições legalizado para rodar nas vias públicas.
Elétricos
De uns anos para cá, os carros elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço, impulsionados, principalmente, pela cada vez mais emergente crise climática que já vem mostrando seus efeitos sobre o ecossistema mundial.
Agora a indústria automobilística entra para uma nova fase com o lançamento de dois ícones do mundo automotivo, sendo a Lamborghini entrando de vez na eletrificação e a Dodge se despedindo do seu maior ícone.