Le Mans é uma das corridas mais antigas do mundo. Esse ano, ela vai completar 100 anos e continua firme e forte. Com uma pista de 13.629 metros de extensão e 24 horas de duração, a corrida é á mais longa do mundo. São mais de 300 voltas no circuito em cada competição. Ela é a principal competição de Endurance, ou seja, resistência que existe.
Por quê tão longa?
Bom, se tem uma coisa que os carros e pilotos precisam para correr em Le Mans é resistência. Construir um carro que atinge mais de 300 quilômetros por hora é uma coisa, mas projetar um veículo que consiga se manter próximo dessa velocidade durante 24 horas. Ao longo do tempo, o veículo começa a esquentar, criando cada vez mais pressão no sistema. Além disso, o próprio desgaste pode causar uma quebra catastrófica. Então é extremamente importante para uma montadora conseguir provar que seu carro é capaz de resistir à corrida, pois assim ela comprova que seus bólidos são bem projetados e construídos. A Porsche é quem detém o maior número de vitórias, somando 16.
Ford x Ferrari
Além da Porsche, a Ferrari também é uma das maiores vitoriosas no circuito; fato esse que acabou gerando uma das maiores brigas do automobilismo. Retratado no filme Ford x Ferrari, a montadora italiana de super esportivos desistiu de última hora a vender sua empresa para a Ford. Assim, sob o comando de Hery Ford II, neto do fundador da marca, a montadora norte-americana ingressou na Le Mans para enfrentar a Ferrari.
O atrito entre as montadoras resultou em um dos carros mais respeitados do mundo, o Ford GT40. Sob direção do construtor de veículo de competição, Carrol Shelby, o Gt40 recebeu motor extremamente preparado, além de um chassi leve e aerodinâmico. Assim, nasceu o que viria a ser um imbatível corredor, vencendo quatro Le Mans seguidas, sendo as edições de 1966 a 69. Com 309 cavalos e velocidade máxima de 320 km/h, números impressionantes para seis décadas atrás, foi apelidado de “Killers of Ferraris”, ou Assassino de Ferraris em tradução livre.
O nome Le Mans
O título é originado na cidade francesa de mesmo nome. O circuito de pouco mais de 13 quilômetros une curvas de alta e baixa velocidade, além da Reta Mulsanne de 6km onde os carros comumente se mantêm acima dos 400 km/h.