O Fiat Marea aparece em memes Brasil afora e permaneceu por muito tempo como um carro problemático. De vídeos do modelo encima de guincho a unidades pegando fogo, agora o Marea está mudando de rumo. Isso porque o carro passou a ser adorado por parte daquele público que o julgava: os entusiastas.
Seu motor de cinco cilindros 2.0 20v turbo gera 182 cavalos e 27 quilos de torque, o que por si só já é um excelente resultado. No entanto, suas versões preparadas passam dos 300 cavalos com facilidade, tendo unidades que atingem os 600 cavalos ou mais com preparação pesada.
Assim, o complexo cinco cilindros do competitivo Fiat dos anos 1990 tem recebido olhares mais cobiçosos do que nunca. Se há uma década o Marea era tralha das revendas, aquele carro que ficava empacado no estoque juntando poeira, agora é relíquia. A maior parte está em avançado estado de decomposição degradação e apenas uma pequena parte recebeu cuidados, fazendo com que custem dezenas de milhares de reais.
Por que tem má fama?
Entre os problemas do Marea, está a complexidade de manutenção já que é preciso remover seu motor para troca de correia ou outras manutenções básicas. Além disso, a própria Fiat contribuiu para a má fama já que errou na tradução do manual ao recomendar a troca de óleo a cada 20 mil quilômetros, fazendo com que muitos motores morressem cedo.
Valorização
Em 2021, o Marea era vendido 8,5% acima da sua FIPE. No ano seguinte, o modelo valorizou 31%, segundo a FIPE.
As versões aspiradas ainda não acompanharam a subida, mas é provável que não demore muito para que comecem já que a versão turbinada está ficando cada vez mais escassa.
A procura pelos entusiastas acontece porque o bólido entrega boa potência em sua configuração original, mas também tem tolerância à preparação, suportando alta cavalaria sem necessidade de modificações extensivas. Mesmo com mais de 25 anos, o carro é visto nas provas de arrancada e subida de montanha fazendo frente a modelos mais modernos.