Na década de 80, um Opala SS extremamente preparado superou a marca dos 300 km/h.
O Opala é um carro icônico da indústria automobilística brasileira, e existem algumas histórias interessantes sobre Opalas que se destacaram em termos de velocidade e recordes.
Uma das histórias mais notáveis é sobre o “Opala Recordista de Velocidade”, um projeto desenvolvido pelo piloto brasileiro Alexandre Imsaias. Em 1986, Alexandre decidiu transformar um Opala SS, conhecido por sua potência e desempenho, em uma máquina de alta velocidade, com o objetivo de estabelecer um recorde.
O projeto envolveu várias modificações significativas no Opala SS, incluindo melhorias na aerodinâmica, suspensão e motor. Alexandre também adicionou um motor preparado e turbinado para aumentar significativamente a potência do veículo.
Com o Opala devidamente preparado, Alexandre partiu para a Pista de Provas da Pirelli, em Sumaré, São Paulo, para tentar estabelecer um novo recorde de velocidade máxima para o Opala. No dia 21 de maio de 1987, ele alcançou uma velocidade impressionante de 315 km/h, estabelecendo o recorde brasileiro para a categoria, quebrando marcas anteriores.
Esse feito impressionante destacou-se por ser uma conquista alcançada com um carro modificado em solo brasileiro, demonstrando a habilidade e dedicação de Alexandre e sua equipe. O recorde alcançado com o Opala foi um marco importante na história automobilística do Brasil e trouxe ainda mais admiração pelo carro.
Além dessa história específica, o Opala também foi amplamente utilizado no automobilismo brasileiro, especialmente nas categorias de turismo e provas de longa duração, onde se destacou por sua resistência e desempenho.
Infelizmente, após o encerramento da produção do Opala pela General Motors do Brasil em 1992, as oportunidades de novos recordes com esse modelo diminuíram. No entanto, a história do “Opala Recordista de Velocidade” permanece como um lembrete do legado impressionante do Opala na cultura automobilística brasileira.