O fluido de radiador é o principal agente que atua na refrigeração. O motor a combustão é uma máquina que gera movimento por meio da energia química obtida da queima dos combustíveis. A consequência é operação em alta temperatura, a qual precisa ser controlada. Isso é feito pelo fluido do radiador.
Assim como o óleo, o fluído do radiador é extremamente importante. Ele atua diretamente na refrigeração do motor, mantendo a temperatura adequada de trabalho.
O motor é basicamente uma usina térmica. Utiliza a detonação do combustível para gerar movimento. Inevitavelmente, ele esquenta tanto pela queima quanto pelo próprio movimento gerado. Assim, é preciso manter a temperatura adequada para não comprometer as peças. O principal agente encarregado desta função é o radiador, ou melhor, o fluído que circula em todo o sistema por meio do radiador, tecnicamente denominado sistema de arrefecimento.
Por ser construído em metal, o motor enferruja com o passar do tempo. Por isso, rodar com o aditivo adequado no sistema ajuda não só a equilibrar a temperatura como também a preservar a própria integridade do motor, pois os aditivos contêm substâncias anticorrosão.
Os riscos de manter o fluído em nível baixo pode acarretar em superaquecimento do motor, condenando todo o sistema, pois pode quebrar ou travar. Muitas pessoas usam água de torneira para abastecer o radiador. Essa ação traz muitas problemáticas: o cloro presente na água corrói o motor, principalmente as partes metálicas.
A água de torneira pode conter pequenas impurezas que não fazem mal à saúde, mas que acabam com o radiador. Existem três tipos de aditivos de radiador: orgânico, inorgânico e híbrido. A principal diferença são suas bases; enquanto o orgânico utiliza ácidos orgânicos neutralizados, o inorgânico usa sais como potássio e sódio. Ambos são excelentes para preservar o motor. O orgânico é uma tecnologia mais recente e atende melhor as peças feitas em alumínio, ou seja, carros mais modernos. Já o híbrido vem para atender carros que usam peças de alumínio e de aço. O manual do proprietário contém a informação de qual é o mais adequado para seu veículo. Está na dúvida, não achou essa informação e não sabe qual usar? Vai de híbrido que é sucesso.
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