Veja a origem dos 200 e da nomenclatura Peugeot
Primeiro, vamos abordar a nomenclatura dos veículos Peugeot que segue uma regra desde 1929. O sistema adotado é sempre três ou quatro dígitos, sendo o primeiro a categoria do veículo, seu porte. O segundo é sempre zero, um número neutro que serve apenas para unir os outros dígitos. Já o terceiro indica a geração do modelo até 2012 – a partir desse ano, a montadora mudou seu sistema e agora todos os modelos vão passar a usar 8 no final.
Os 200
A família 200 da montadora francesa contou com vários modelos, alguns deles não vindo para o Brasil como o 203 e o 207 “verdadeiro”. A linha 200 significa o segmento B ou hatch compacto da marca.
O primeiro deles, o 203, nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1948. Foi o primeiro veículo voltado para passeio a ser fabricado pela francesa após o conflito.
Após a abertura do mercado, chegou o 205. Era um carro compacto e voltado para a economia de combustível. Mesmo assim, contava com eletrônica complexa, marca registrada da montadora.
O primeiro veículo de fabricação nacional da marca foi o 206 que conquistou seu público, mas recebeu diversas críticas por sua suspensão frágil.
Em 2006, chegava o 207 na Europa. No entanto, no Brasil, a marca adaptou o 206 com a frente do 207 europeu, além de uma reestilização um pouco mais aprofundada. Assim, o 207 brasileiro era na verdade o 206 modernizado.