A francesa mostrou ao mundo não apenas que era capaz de brigar, mas também de vencer
A montadora que é rainha dos memes automotivos tem uma história de sucesso no Grupo B, o qual foi uma categoria do Rally WRC, considerada a competição de carros mais insana de todos os tempos. Diferente do Grupo A que contava com várias restrições, o Grupo B não limitava peso, permitia materiais de alta tecnologia, além de não haver limite de potência.
A intenção da FIA com a criação desse novo grupo era atrair mais fabricantes, o que acabou dando certo, pois o custo de projeto era muito menor. Com isso, surgiram verdadeiros monstros sobre rodas como o Audi Quattro e seu concorrente Lancia Delta S4. Mas o pequeno francês 205 T16 foi quem dominou a modalidade, vencendo 16 das 37 rondas.
Apesar de ser baseado no modelo de rua 205, nada tinha a ver com esse além da aparência. Empurrava 700 HP em configuração máxima. Pesando menos de mil quilos, era um foguete.
Tomado por vários acidentes fatais, a FIA já cogitava encerrar a competição. A colisão do Lancia pilotado por Henri Toivonen e seu copiloto Sergio Cresto em 1986, em Portugal, foi o que faltava para o fim do Grupo B.