Estar com os pneus do carro em dia é essencial para garantir a dirigibilidade e estabilidade do veículo, assegurando o contato e a aderência do carro com a pista. Se os pneus estiverem em mau estado, isso irá interferir na distância de frenagem e poderá causar derrapagens, levando a graves acidentes. Para garantir que nossos associados se mantenham atentos aos pneus do seu veículo, vamos listar a seguir como identificar se está ou não na hora de fazer a troca dos pneus. Lembrando que os pneus são um dos itens de responsabilidade do condutor, e em caso de acidente derivado do mau estado dos pneus a sua proteção veicular não será indenizada.
Primeiro observe um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu.
Lembrando que segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) “fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores (Tread Wear Indicators – TWI) ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. Ou seja, os sulcos não devem ter profundidade restante inferior a 1,6 mm.”
Verificação do DOT (DEPARTMENT OF TRANSPORTATION)
Além de verificar a condição do pneu e a profundidade adequada da banda de rodagem, é importante analisar a data de fabricação. Sim, os pneus têm prazo de validade. A validade é de até 05 anos.Para identificar a validade observe a sigla “DOT” (Department of Transportation) que está gravada na lateral do pneu. Após essa marcação constam alguns dígitos, onde os quatro últimos indicam a fabricação do item.Exemplo: “DOT – 33115”, significa que ele foi fabricado na 33ª semana do ano de 2015.
Acrescente 05 anos e descobrirá a data de validade do pneu do seu veículo. Após esse período os pneus começam a apresentar desgastes naturais devido a ações do tempo e agentes químicos.
Fatos que podem indicar desgastes no pneu:
• Quando o volante apresenta uma vibração. Esta vibração pode ser provinda do desgaste dos pneus ou pela pressão incorreta que os mesmos têm. Nesses casos o volante parece sentir cada obstáculo que os pneus encontram no caminho.
• Quando os pneus estão no fim da sua vida útil a aderência ao piso é menor e isso conduz a uma maior distância de travagem quando realiza uma frenagem.
• Os pneus podem apresentar desgastes desiguais. Nesse caso a posição das rodas (geometria, paralelismo) é o seu estilo ao dirigir podem provocar esse desgaste desigual em cada pneu. Nesse caso é recomendado fazer o rodízio dos pneus e conferir a geometria do veículo.
• Observe cortes ou saliências na superfície dos pneus, isso pode conduzir ao desgaste do pneu e ao seu rebentamento.
Agora que você já sabe exatamente como conferir a condição de uso dos pneus do seu carro, não tem mais desculpa. Pneu é um item de segurança, não se esqueça disso.
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