Por que cada vez mais as fábricas estão optando por motores turbo?

O turbo não é uma invenção nova, foi criado pelo suíço Alfred Büchi em 1905 e inicialmente equipou locomotivas e aviões.

Antes de tudo, o que é e o que faz o turbocompressor?

O turbocompressor, ou turbo/turbina, é uma peça acoplada aos escapamento do veículo e que aproveita os gases emitidos pela queima para girar uma hélice de compressor. Com esse movimento, o compressor empurra de maneira forçada ar para dentro dos pistões. A partir daqui a matemática é simples: mais ar = mais combustível = mais potência.

A vantagem do turbocompressor

Turbocompressor (note a ferrugem sobre o exterior, isso é normal já que comumente a peça atinge 1000°C)

Sua capacidade de aumentar muito a potência do motor sem grande acréscimo de peso faz do turbo a peça perfeita para aumentar a eficiência dos motores. Ao invés de construir um veículo dotado de um motor gigantesco que consome muito combustível é possível fazer um pequeno motor de baixa litragem equipado com turbocompressor.

Por quê?

Imagine o seguinte: um motor gigante está sempre consumindo grande quantidade de combustível, mesmo na lenta. Já um motor pequeno está sempre consumindo pouco combustível, no entanto produz pouca potência. Mas quando equipado com um turbo, o motor pequeno continua econômico em baixas rotações, elevando exponencialmente sua potência à medida que a turbina enche. Então em ambientes urbanos, onde não há necessidade de velocidade e o motor trabalha sem em baixas rotações, o seu consumo é baixo. Já em rodovias, onde o condutor exige mais aceleração, a turbina entra em ação, empurrando mais ar para o motor e produzindo potência extra.

Essa tendência em optar por motores menores e turbinados se chama downsizing e vem para aumentar a eficiência energética dos carros e diminuir o consumo de combustível, contribuindo para o bolso do proprietário e para o meio ambiente com menores emissões de gases.

Um pouco sobre o surgimento do turbocompressor

O trio do turbo: acima o Porsche 911, à esquerda o Oldsmobile Cutlass e à direita o BMW 2002

O primeiro veículo a contar com motor turbo foi o Oldsmobile Cutlass fabricado pela GM em 1962. A montadora notou que o V8 não tinha potência suficiente para o peso do veículo e por isso fez uma parceria com a Garret com o propósito de desenvolver o primeiro veículo turbo comercial. O veículo apresentou diversos problemas, o que fez com que a indústria automotiva abandonasse a ideia de sobrealimentar um motor.

Posteriormente, a BMW construiu a sua versão de carro turbo: o BMW 2002 lançado em 1973. Apesar de ser um projeto mais moderno, ainda assim sofria com problemas, o que lançou o turbo ainda mais para o fundo do poço.

Nesse ponto, uma montadora alemã resolveu tentar. Com seus carros conhecidos pela excelência e performance, a Porsche tinha muito em jogo ao equipar um dos seus modelos com o turbocompressor. Nesse contexto foi concebido o 911 Turbo, carro que angariou fãs pelo mundo todo, mostrou que um motor turbo não era apenas possível, mas também ótimo para performance.

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