Protecionismo da indústria nacional, o que é?

O Brasil é um país que pratica o protecionismo da sua indústria. Protecionismo é uma maneira de priorizar a indústria nacional ao impedir ou tornar inviável a importação de bens com taxação. Por aqui, o maior impacto é sentido nos veículos.

Existem vários comparativos na internet expondo a relação de preço de veículos em outros países como Estados Unidos e Brasil, fazendo referência a diferença colossal entre a qualidade dos veículos oferecidos aqui e lá e o abismo entre os preços.

Os carros nacionais

Os carros fabricados por aqui são menos equipados que suas versões produzidas em outros lugares do mundo. Um exemplo disso é o uso de manivela para abertura e fechamento dos vidros que ainda é oferecido em modelos novos nas portas traseiras.

Muito se discute se a baixa qualidade e altos preços praticados no Brasil são resultado do protecionismo nacional. A verdade é que o protecionismo é um vespeiro que ninguém que mexer, pois ao se abrir o mercado, isto é, com taxação mínima de produtos importados, provavelmente as montadoras daqui vão à falência. Com isso, milhares de postos de trabalho deixariam de existir e nenhuma figura política quer estar relacionada com isso.

O protecionismo é histórico

No Brasil, essa estratégia começou ainda no início do século XX, prosseguiu com o governo de Getúlio Vargas e ganhou ainda mais força com Juscelino Kubitschek.

Se remover o protecionismo, a indústria nacional realmente vai quebrar?

Essa não é uma pergunta simples e sua resposta é ainda mais complexa. Removendo a taxação ou a tornando muito menor para todos os produtos, isso tornaria muito mais fácil importar veículos diretamente, ou seja, sem a necessidade de uma empresa importadora, além de diminuir absurdamente o custo.

Isso quer dizer que veículos tecnologicamente superiores teriam preços iguais ou até mais baixos que modelos menos equipados produzidos aqui.

Duas linhas de pensamento se dividem a partir daqui: a primeira afirma que as montadoras nacionais sofreriam no começo, mas estimularia a produção de veículo melhores a preços menores. Nessa linha também é abordado a questão de que a taxação reduzida também ajudaria as próprias montadoras instaladas aqui, pois poderiam importar componentes com taxas menores e continuar montando carros no Brasil.

Já a segunda linha de pensamento afirma que as montadoras nacionais iriam quebrar sem dúvidas e os trabalhadores perderiam seus empregos.

O protecionismo vai acabar?

Desde os anos 1990, o protecionismo é discutido com frequência tanto em locais políticos como o senado quanto pelas pessoas. No entanto, não há sinais de que essa política vá perder força.

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Sobre a Ub

Ultra Benefícios é uma associação sem fins lucrativos, que visa gerir através do valor arrecadado de seus associados, as atividades da entidade, incluindo a indenização dos prejuízos que os associados venham a ter com seus carros, motos, utilitários e caminhões.

De acordo com a legislação do Brasil, associações de proteção automotiva são legalizadas e podem oferecer esse serviço de proteção veicular a proprietários de veículos, sem problema algum.

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