A água proveniente da chuva é considerada um agente contaminante sob o asfalto já que tem a capacidade de diminuir a aderência dos pneus e a eficiência do sistema de freio de um carro. Por isso, alguns cuidados são necessários ao dirigir sob chuva. Além disso, velocidade menores evitam aquaplanagem que é quando o seu veículo não está mais tocando o asfalto, mas sim andando em cima da água. Sim, exatamente isso, andando em cima da camada de água. Isso é extremamente perigoso já que ao virar o volante você pode rodar ou até mesmo capotar com aderência repentina dos pneus. Caso sinta que seu carro está flutuando (aquaplanando), apenas tire o pé do acelerador, sem frear.
1 – Diminuir a velocidade
Parece óbvio e é, mas muitas pessoas não fazem isso. Se o seu pneu está com menor aderência e seus freios seguram menos o carro por conta da água, é preciso compensar isso com menor velocidade.
2 – Mantenha distância dos outros veículos
Manter uma distância maior de outros automóveis vai garantir que você tenha tempo e distância suficiente para tomar uma ação de emergência caso alguma situação aconteça como acidente.
3 – Utilize desembaçador
Todos os carros são equipados com desembaçador, mas muitas pessoas parecem não saber disso. Em momentos de chuva, os vidros tendem a ficar embaçados e mesmo assim os motoristas não utilizam o equipamento. A recomendação é utilizar, pois um cenário de chuva compromete a visibilidade.
Apesar de parecer dicas simples, elas são essenciais para aumentar sua segurança durante a chuva.
Se você tem um carro, faça uma cobertura completa com mensalidades realmente acessíveis. Clique no ícone do WhatsApp para receber uma cotação gratuita.