Vamos resumir de maneira clara para você saber qual é o melhor para atender suas necessidades.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 115 milhões de veículos. Destes, menos de 20% conta com algum tipo de cobertura, seja seguro ou proteção.
O que é proteção veicular?
A proteção veicular é uma cobertura completa para seu veículo oferecido por uma associação. Assim como um seguro, a cobertura da proteção veicular serve para cobrir em até 100% do valor da FIPE contra eventualidades.
As seguradoras são regulamentadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), enquanto que as associações de proteção veicular são regulamentadas pela Constituição Federal, no Artigo 5º, incisos XVII e XVIII.
Para ter direito à cobertura, é preciso pagar uma mensalidade. Diferente de uma seguradora, a proteção veicular não exige um perfil de condutor, ou seja, não leva em consideração a idade, gênero, onde mora, score do CPF, entre outras coisas para formular o valor.
Também não há obrigatoriedade de permanecer com a proteção veicular, ou seja, caso você queira sair, não pagará multas nem mesmo terá o CPF negativado.
A proteção veicular aceita muitos mais veículos, podendo fazer a cobertura de carros mais antigos. Normalmente, seguradoras não aceitam carros antigos ou praticam altos valores.
O que é um seguro auto?
O seguro auto também oferece uma cobertura para seu veículo. No entanto, para que o proprietário tenha acesso a ele, é preciso passar por uma análise da seguradora que levará em conta o perfil completo do condutor, quantas pessoas vão dirigir o veículo e quantos quilômetros serão rodados por mês. Com todas essas informações, o preço é formulado e por isso o valor varia de pessoa para pessoa.
As seguradoras exigem um período mínimo de fidelidade, normalmente sendo 12 meses. Caso saia antes, incorrerá multas e encargos.
Qual devo escolher?
Tudo depende! Em resumo, a proteção veicular veio não como uma alternativa, mas sim como uma solução mais acessível e eficiente. Exemplos de soluções assim foram a Uber que aumentou o acesso às corridas, além de bancos digitais que eliminaram a necessidade de pegar filas. Assim é a proteção veicular, além de oferecer um serviço completo, garantido pela Constituição Federal, não faz exigências burocráticas.
Qual a garantia que eu tenho da cobertura em uma proteção veicular?
Assim como uma seguradora, a sua cobertura é garantida por meio da lei. Além disso, a associação conta com um documento chamado Regimento Interno que explica em detalhes a cobertura, os direitos e deveres de ambas as partes, o qual é fornecido para você.
Como contratar uma proteção veicular?
É simples. Basta clicar no botão abaixo. No WhatsApp, você vai fornecer a placa do seu veículo e vai receber uma cotação. Esta cotação é sem compromisso e explica quais são os benefícios da sua cobertura.