A BYD, maior montadora de automóveis chinesa, ultrapassou a Tesla como maior produtor de carros elétricos do mundo. Enquanto que a chinesa fechou o ano de 2023 com 530 mil vendas, a Tesla vendeu 485 mil unidades.
No Brasil, ela chegou em 2021 já com vários modelos e concessionárias, consolidando-se rápido por aqui. No entanto, ela foi fundada em 1995 por Wang Chuanfu. O fundador explica que escolheu as letras “BYD” sem motivo especial, apenas para diferenciar a marca das concorrentes. Agora, o marketing da empresa criou uma referência para as letras: “Build Your Dreams”, construindo seus sonhos em tradução livre.
Alguns anos atrás, os carros chineses eram conhecidos como cópias mal feitas e que apresentavam inúmeros problemas. Atualmente, os carros do gigante asiático são reconhecidos cada vez mais pela sua qualidade, mas ainda mantém traços de cópias de outras marcas. Um exemplo claro é o BYD Seal que é semelhante ao Tesla Model S.
Apesar de ser uma marca “nova”, a BYD já é consolidada há décadas como fabricante de baterias de celulares. Ao final dos anos 1990, a crise asiática derrubou vários fabricantes de baterias na China, o que proporcionou um amplo crescimento para a BYD que vivia um forte momento financeiro. Em 2003, começou a fabricar veículos híbridos e elétricos.
Em 2008, Warren Buffet, uma das pessoas mais ricas do mundo, aportou 230 milhões de dólares para financiar a BYD.
BYD vs Tesla
Há alguns anos, o CEO da Tesla, Elon Musk, ridicularizava os carros elétricos chineses. No entanto, após mostrar sua força, principalmente em 2023, Musk tem solicitado protecionismo ao governo norte-americano.
No governo Trump, os carros chineses passaram a era taxados em 25%, ação que foi mantida no governo Biden. Agora, Trump promete que, caso seja reeleito, vai subir a taxa para 50%.
BYD no Brasil
Por aqui, a fabricante declarou, em 2023, que iria inaugurar 3 fábricas, sendo uma delas a antiga planta da Ford, na Bahia. A Lecar, uma fabricante de automóveis brasileira, iniciou uma disputa judicial pelos direitos da antiga fábrica da Ford no início de 2024.
Mesmo ainda não fabricando carros em solo nacional, a BYD tem vendido cada vez mais veículos e seu design tem agradado aos brasileiros. Em comparação aos carros da Tesla, seus preços são mais baixos.
Modelos BYD vendidos no Brasil
Seal

Autonomia de 372 km
Potência: 531 cv
Dolphin

Autonomia 295 km
Potência: 95 cv na versão de entrada e 204 cv na topo de linha
Mini Dolphin

Autonomia 405 km
Potência: 75 cv
Yuan Plus

Autonomia 294 km
Potência: 204 cv
Song Plus

Autonomia não declarada
Potência: 235 cv
Han

Autonomia 349 km
Potência: 517 cv
Tan

Autonomia 309 km
Potência: 517 cv
Se você tem um carro, faça uma cobertura completa contra roubo/furto, colisão, eventos da natureza e muito mais. Clique no ícone do WhatsApp e receba uma cotação gratuita.