A empresa foi fundada em 1964 por José Carlos Pavone, conhecido como “Mestre Puma”, um empresário e entusiasta de automóveis.
A história da marca de carros Puma remonta ao Brasil na década de 1960, quando a indústria automotiva nacional começou a se desenvolver.
Inicialmente, a Puma produzia acessórios automotivos, como volantes esportivos e peças de fibra de vidro. No entanto, em 1966, a empresa decidiu entrar no mercado de fabricação de automóveis esportivos.
O primeiro modelo da Puma foi o Puma GT, lançado em 1967. Inspirado nos esportivos europeus da época, como o Porsche 356 e o Jaguar E-Type, o Puma GT era um carro elegante e aerodinâmico, construído com carroceria de fibra de vidro e motor Volkswagen refrigerado a ar.
O sucesso inicial do Puma GT levou a empresa a expandir sua linha de produtos. Em 1970, foi lançado o Puma GTE, uma versão mais potente e aprimorada do GT. O GTE contava com motorização mais potente e um design atualizado.
O avanço
Nos anos seguintes, a Puma continuou a lançar novos modelos, como o Puma GT4R e o Puma GTB. O GT4R era uma versão mais esportiva e de alto desempenho, enquanto o GTB apresentava um estilo mais elegante e sofisticado.
A Puma também se envolveu em competições automobilísticas, participando de eventos como a Fórmula Vê e o Campeonato Brasileiro de Marcas. Seus carros esportivos eram bem recebidos pelos entusiastas do automobilismo, e a marca ganhou reconhecimento no cenário automotivo brasileiro.
No entanto, ao longo dos anos 80 e 90, a Puma enfrentou dificuldades financeiras e sua produção diminuiu. A marca passou por várias mudanças de propriedade e tentativas de reestruturação, mas não conseguiu recuperar seu antigo prestígio.
Atualmente, a Puma é considerada uma marca de carros clássicos e históricos no Brasil. Os modelos mais antigos são procurados por colecionadores e entusiastas de carros antigos, e a marca mantém uma base de fãs dedicados.
Apesar dos desafios enfrentados ao longo dos anos, a marca Puma deixou um legado na indústria automotiva brasileira. Seus carros esportivos elegantes e distintos contribuíram para a paixão dos brasileiros por carros e deixaram uma marca na história do design automotivo nacional.