A trajetória da NISSAN teve início em 1911, quando surgiu a Kwaishinsha Motor Car Company, no bairro de Azabu-Hiroo, em Tóquio. Fundada por Masujiro Hashimoto, contando com o apoio financeiro de três parceiros de negócios – Kenjiro Den, Rokuro Aoyma e Meitaro Takeuchi.
Em apenas três anos, a empresa já estava fabricando o Modelo 41, conhecido como DAT (que significa “lebre” em japonês), derivado das iniciais dos financiadores do empreendimento: Den, Aoyma e Takeuchi. O DAT 41 destacava-se por sua simplicidade e luxo para a época, equipado com um motor de um cilindro de 15 cavalos de potência, capaz de transportar confortavelmente cinco pessoas.
O avanço nos modelos
Em 1917, a empresa foi adquirida por sua própria rede de revendedores, transformando-se na Dat Motor Vehicle Co., que então lançou a segunda geração de automóveis DAT, denominada Modelo 51.
No ano seguinte, a empresa mudou seu nome para Kwaishinsha Motorcar Co., lançando no mercado os primeiros caminhões DAT para uso militar. Em 1925, houve outra mudança de nome para DAT Motorcar Co. e, um ano depois, devido às baixas vendas de seus caminhões, iniciou-se uma série de fusões.
O carro que mudou a trajetória da fabricante
Em agosto de 1931, a DAT introduziu um novo modelo de automóvel equipado com um motor de quatro cilindros. Sua concepção priorizava economia, confiabilidade e facilidade de uso, e o novo DAT encaixava-se na categoria de mini-carros. Por isso, o novo automóvel foi chamado de DATSON, do inglês “Son”, que significa “o filho de DAT”. No ano seguinte, o sufixo “Son” foi alterado para “Sun”, dando origem à marca DATSUN.
Em 23 de dezembro de 1933, como resultado de diversas fusões, incluindo a Tobata Imono Co. e a Jidosha Seizo Kabushiki-Kaisha Co. (Fabricante de Automóveis, em japonês), surgiu a Nihon Sangyo Co. Seu objetivo era produzir e distribuir os veículos e peças DATSUN da Tobata Imono Co. Somente em 1º de junho do ano seguinte, nasceu oficialmente a NISSAN (uma palavra que significa “indústria japonesa”).
Finalmente, surge a Nissan
A empresa então adotou o nome de Nissan Motor Company. Conta-se que NISSAN era a abreviação na Bolsa de Valores de Tóquio para a empresa NIppon SANgyo, uma divisão de peças automotivas da Tobata Casting. Ainda em 1934, foram exportadas as primeiras unidades do modelo DATSUN para a Austrália, totalizando 44 automóveis. Em 1935, iniciou-se a operação na fábrica de Yokohama, a primeira no Japão a montar automóveis em grande escala.
A Segunda Guerra Mundial
Em 1941, após atingir a marca de 20.000 veículos vendidos, a montadora suspendeu sua produção comercial devido à Segunda Guerra Mundial, dedicando-se à fabricação de motores, caminhões e aviões para o exército japonês. Somente após o término do conflito, em 1947, a produção de veículos de passageiros DATSUN foi retomada. Nesse mesmo ano, a montadora desenvolveu e construiu seu primeiro veículo elétrico, chamado Tama, como parte do programa governamental de fontes energéticas alternativas.
Em 1951, a NISSAN utilizou sua experiência na fabricação de veículos militares adquirida durante a guerra para criar o PATROL, um veículo todo-terreno, potente e ágil, com tração nas quatro rodas, atendendo à necessidade do exército japonês. Equipado com um motor de 85 cv e 6 cilindros, o PATROL superou o americano Jeep Willys em capacidade de carga e potência. No ano seguinte, uma greve dos trabalhadores nas fábricas da NISSAN começou, durando dois anos. Esse longo período de inatividade quase levou a empresa à falência.
A entrada no mercado norte-americano
Na década de 1950, os veículos DATSUN ganharam destaque no “Los Angeles Imported Car Show”, levando à assinatura de contratos de concessão em Los Angeles e Nova York, marcando o início das exportações para os Estados Unidos. A primeira fábrica fora do Japão foi estabelecida em Taiwan em 1959, seguida pela fundação da NISSAN MOTOR CORPORATION nos EUA em 1960, expandindo-se para o México e Europa em anos subsequentes.
Em 1963, o modelo de luxo President foi lançado, enquanto em 1966 ocorreu a fusão com a Prince Motor Company, trazendo consigo modelos como Skyline e Gloria. O ano de 1969 marcou a introdução do lendário 240Z. Na década de 1970, a crise do petróleo impulsionou as vendas nos EUA, especialmente com modelos como o NISSAN SUNNY. Em 1976, a NISSAN alcançou o primeiro lugar mundial em exportações. Em 1980, adquiriu participação na Motor Ibérica, inaugurando sua primeira fábrica na Europa. A década de 1990 trouxe a unificação dos veículos sob a marca NISSAN e o início da produção do modelo Primera na Europa, além do lançamento do veículo elétrico Prairie Joy EV no Japão.
A aliança estratégica com a Renault em 1999 marcou um ponto crucial na história da empresa, liderada por Carlos Ghosn. Em 2006, a produção mundial da NISSAN ultrapassou 100 milhões de veículos, e em 2008 foi anunciado o plano Nissan GT 2012, focado em qualidade, emissão zero e crescimento anual. Em 2010, a empresa apresentou sua estratégia para reduzir as emissões de CO2, destacando os mercados emergentes e o relançamento da marca DATSUN em 2012. Hoje, a NISSAN é uma das principais montadoras do mundo, com operações globais e uma ampla gama de produtos.
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