A tecnologia data dos anos 30 e hoje é um item essencial nos novos modelos.
Hoje é comum que carros populares sejam equipados com ar-condicionado. O item confere mais conforto, principalmente nos dias de calor e nas regiões mais quentes. Mas você já se perguntou quando surgiu a tecnologia? Ao contrário do que se acredita, o ar-condicionado é um equipamento que está presente nos carros há muitas décadas.
A pioneira foi a fabricante Packard que passou a oferecer o opcional em seus modelos em 1939. A marca foi um sinônimo de inovação, mas acabou falindo em 1958 pela forte concorrência de modelos mais baratos, principalmente a Ford. Mesmo assim, sua influência foi suficiente para que todos os fabricantes passassem a oferecer ar-condicionado.
No início, a tecnologia era grande e ocupava boa parte do porta-malas. A GM, como uma boa dona de um conglomerado de fabricantes de muitas coisas, aproveitou o conhecimento de sua subsidiária Frigidaire, que fabricava geladeiras, para tornar o sistema mais eficiente.
Avanço da tecnologia
O funcionamento do ar-condicionado permanece o mesmo depois de tantas décadas. Algumas mudanças foram importantes como a compactação da tecnologia, tornando-a menor e mais leve, além da substituição do antigo gás CFC que atuava como uma bomba na camada de ozônio pelo gás GLP que é inerte, ou seja, não reage.
Ar-condicionado no Brasil
Já no Brasil, os primeiros modelos com ar-condicionado só apareceram em 1966 no Willys Itamaraty Executivo. Hoje, no entanto, a Anfavea aponta que 97% dos carros que saem da concessionária são equipados com ar-condicionado. Os 3% restantes são veículos voltados para frotas de empresas.