A época de ouro do rali chamada Grupo B

O Rally Grupo B, também conhecido como “Era de Ouro do Rally”, foi uma época emocionante e ao mesmo tempo perigosa no mundo do rally automobilístico.

Este período, que ocorreu principalmente na década de 1980, foi caracterizado pela introdução de carros de rally altamente potentes e avançados tecnologicamente. Vamos explorar mais detalhadamente o que foi o Rally Grupo B.

O Rally Grupo B teve início em 1982, quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) introduziu um novo regulamento para a categoria de rally. O objetivo era atrair mais fabricantes de automóveis e aumentar o interesse do público, tornando o esporte ainda mais emocionante. As regras permitiam carros de rally altamente modificados, com poucas restrições em termos de potência, peso e aerodinâmica.

Mais montadoras participaram…

Essa abordagem levou ao desenvolvimento de alguns dos carros de rally mais icônicos e poderosos da história. Fabricantes como Audi, Peugeot, Lancia, Ford e Toyota competiram nessa categoria, produzindo máquinas verdadeiramente extraordinárias. Os carros Grupo B eram leves, potentes e tinham tração nas quatro rodas, o que os tornava capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

O acidente que resultou no fim do Grupo B

No entanto, o que tornou o Rally Grupo B tão famoso e infame foi o fato de que esses carros eram incrivelmente perigosos. Com potências de motor que ultrapassavam os 500 cavalos de potência e uma aderência impressionante devido à tração nas quatro rodas, os pilotos tinham que lidar com máquinas extremamente difíceis de controlar em alta velocidade. Os acidentes eram frequentes e, infelizmente, às vezes fatais. Um dos acidentes mais notórios foi o de Henri Toivonen e seu copiloto Sergio Cresto no Rally da Córsega em 1986, que resultou na tragédia que levou ao fim da Era Grupo B.

Lancia pilotado por Henri Toivonen e seu copiloto Sergio Cresto.

Devido aos riscos evidentes e à preocupação com a segurança dos pilotos, equipes e espectadores, a FIA decidiu cancelar o Rally Grupo B no final da temporada de 1986. Foi uma decisão difícil, mas necessária, para evitar mais tragédias.

Apesar do fim prematuro, o Rally Grupo B deixou um legado duradouro no mundo do rally. Muitos dos avanços tecnológicos e inovações desenvolvidos durante esse período continuaram a influenciar o design e a engenharia de carros de rally e veículos de alto desempenho. Além disso, a era Grupo B é lembrada com grande nostalgia pelos fãs de rally, que ainda consideram aqueles carros e pilotos como lendas do esporte.

Em resumo, o Rally Grupo B foi uma era extraordinária e emocionante no mundo do rally, marcada pela competição feroz e pelo desenvolvimento de carros de rally incrivelmente potentes. No entanto, sua trágica conclusão devido aos riscos envolvidos também serviu como um lembrete doloroso dos perigos do automobilismo de alta velocidade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a Ub

Ultra Benefícios é uma associação sem fins lucrativos, que visa gerir através do valor arrecadado de seus associados, as atividades da entidade, incluindo a indenização dos prejuízos que os associados venham a ter com seus carros, motos, utilitários e caminhões.

De acordo com a legislação do Brasil, associações de proteção automotiva são legalizadas e podem oferecer esse serviço de proteção veicular a proprietários de veículos, sem problema algum.

Posts Recentes

Siga a Ub nas Redes Sociais

O amparo e agilidade que a sua família precisa
quando se trata de proteção veicular.

Associe-se na ub!