Turbocompressor: origem e influência nos atuais modelos

Em 1886, Karl Benz apresentava ao mundo o primeiro carro à combustão da história. O modelo era equipado com um motor de apenas um cilindro capaz de gerar 0,75 cv de potência. A caranga atingia 16 km/h, pouco mais que a velocidade de um ser humano correndo.

Benz Patent-Motorwagen

Assim, começou a saga da evolução dos veículos. Durante todo esse tempo, as montadoras investiram cada vez mais em inovações e tecnologias que fossem capazes de aprimorar seus carros para competir no acirrado mercado automobilístico. No entanto, nem sempre foi preciso inventar tudo do zero. O turbocompressor é um exemplo disso. Originalmente projetado para aumentar a potência de locomotivas e aviões no início do século 20, a tecnologia foi adaptada ao mundo dos carros.

 

O primeiro bólido com motor turbocomprimido foi o GM Oldmobile Jetfire Rocket de 1962. Assim como muitas inovações, o carro era extremamente problemático, pondo má fama aos turbocompressores. Era considerado perigoso e passível até mesmo de incendiar. Ficou apenas um ano em produção, tornando-se um fracasso de vendas.

GM Oldmobile Jetfire Rocket

Dessa maneira, a tecnologia ficou adormecida até os anos 70, quando a BMW apostou, mas também quebrando a cara, pois o BMW 2002 de 1973 tinha respostas lentas, além de também ser considerado um perigo ao piloto.

 

No entanto, sua conterrânea Porsche decidiu construir o divisor de águas. Em 1974, era lançado o 911 Turbo, o que viria a se tornar apenas o carro mais rápido do mundo na época, atingindo declarados 250 km/h. Assim, a Porsche consagrou o carro nas pistas e nas ruas, tornando-o um sucesso de vendas. Nenhum carro da época era capaz de desbancar o compacto turbinado. Era estável, seguro e rápido. Assim, a montadora alemã salvou o turbocompressor. De lá para cá, tornou-se indissociável pensar em esportividade e turbocompressor.

911 Turbo

Agora, no entanto, a peça encontra ouro ramo no mundo automotivo. Antes utilizada para aumentar cada vez mais a potência dos esportivos, agora vem para equipar modelos populares e seus motores pequenos, aumentando a eficiência doas atuais modelos, técnica conhecida como downsizing. Clique aqui para saber mais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a Ub

Ultra Benefícios é uma associação sem fins lucrativos, que visa gerir através do valor arrecadado de seus associados, as atividades da entidade, incluindo a indenização dos prejuízos que os associados venham a ter com seus carros, motos, utilitários e caminhões.

De acordo com a legislação do Brasil, associações de proteção automotiva são legalizadas e podem oferecer esse serviço de proteção veicular a proprietários de veículos, sem problema algum.

Posts Recentes

Siga a Ub nas Redes Sociais

O amparo e agilidade que a sua família precisa
quando se trata de proteção veicular.

Associe-se na ub!