Filme que foi indicado ao Oscar 4 vezes conta a história eletrizante e emocionante da vitória da Ford na competição de Le Mans em 1966, da qual tinha 24h de duração, a UB separou uma matéria com tudo o que você deve saber sobre, confira:
FORD VS FERRARI
Para que possamos entender o motivo desse filme ser tão emocionante, iremos voltar no início, afinal, porque existia uma rixa entre esses monstros automotivos?
A rixa em questão começou quando Henry Ford II em 1963, iniciou uma negociação para compra da Ferrari, negociação essa que não foi para frente quando Enzo Ferrari visualizou o contrato que foi elaborado por meio da compradora em questão, que dizia que ele teria que se submeter à Ford, para rápida aprovação, qualquer orçamento acima de 450 milhões de liras, o que levou o descontentamento de Enzo que saiu da sala de reunião para um “almoço” e nunca mais retornou, o que é claro acabou por despertar uma rixa entres as fabricantes.
DA VIDA PARA AS TELAS
A batalha da Ford contra a Ferrari foi um marco na história automotiva, o circuito de Le Mans tinha um líder na época: Ferrari. A Ford, que estava tentando atingir um público mais jovem, usou como estratégia entrar nas corridas automobilísticas, e por conta da rixa que acabou se tornando pessoal, trouxe mais um motivo para fazer parte das competições: vencer a Ferrari
Henry Ford então não mediria esforços para que isso acontecesse, em sua primeira tentativa de ganhar a Le Mans não foi bem-sucedida quando a Ford alcançou o sétimo lugar, atrás de seis Ferrari. Henry não iria deixar de lutar pelo primeiro lugar, o que levaria o mesmo a construir um carro do zero. O filme irá retratar os bastidores da construção do esportivo GT-40, que foi criado para vencer a Ferrari 330 P3.
Confira a sinopse:
“O projetista Carroll Shelby e o piloto Ken Miles enfrentaram a interferência empresarial, as leis da física e os próprios demônios para construir um carro de corrida para a Ford Motor derrotar a hegemonia de Enzo Ferrari nas 24 horas de Le Mans.”
BATALHA FINAL: FORD VS FERRARI
Finalmente chega a grande corrida de Le Mans, e a Ford levou oito GT40 MkII, todos com o motor 427. A corrida que aparentemente estava indo bem, sofreu uma reviravolta interessante quando na fase escura da prova, o GT40 de Mario Andretti fritou junto de uma cabecote, na sequência Ludovico Scarfiotti destruiu o principal carro da Ferrari, e um tempo depois lá se foi a Ferrari de Rodriguez e Ginther que era a mais rápida.
Às três da manhã, os três carros da Ford estavam na frente com Miles em primeiro no GT40. Finalmente de manhã, os carros cruzam junto à tão esperada linha de chegada marcando a Le Mans para sempre, depois de uma batalha acirrada a Ford finalmente consegue o tão esperado primeiro lugar. O que deveria de ser uma cena marcante se tornou uma decepção para Ken Miles que não sobe ao pódio por conta de um critério de desempate que não foi avisado para os corredores, McLaren acabou por tecnicamente cruzar em primeiro, subindo juntamente a Amon e Henry Ford, enquanto Miles estava sentado em um canto.
O DEPOIS
Miles acabou falecendo meses depois da corrida de Le Mans em 1966, em um teste para o carro que iria para a corrida do próximo ano, o Ford JK, apesar do carro ter sido periciado não houve uma resposta, e as causas do acidente foram inconclusivas. A Ford após isso levaria outro golpe, quando o 330 P4 da Ferrari bateu em seus GT40s em uma corrida em 1967, ganhando o circuito de 24 horas de Daytona.
Tanto o filme com a história real merecem ser conhecidos pelo público, um história cheia de emoção, perfeita para quem gosta de filmes automobilísticos.
Devemos levar em consideração que essas corridas são feitas por profissionais, e mesmo assim como pudemos observar ainda pode ocasionar acidente, e até mesmo mortes, então a UB pede que sejam cuidadosas na rua.
Dirigir com prudência é um cuidado que deve ser feito por você, e para as demais pessoas. Ter proteção veicular também é um cuidado que deve se ter, entre em contato com a nossa equipe, iremos ficar felizes em lhe atender.