Carros são bens duráveis e por isso podem rodar anos a fio apenas com as manutenções básicas. Mas depois de um certo período, eles ainda valem a pena?
As pesquisas mais comuns mostram que a vida útil de um veículo é de 25 anos. No entanto, esse tempo pode variar em decorrência de como o automóvel foi cuidado e o quanto ele rodou nesse período. Você já deve ter visto carros com menos de cinco anos de idade em uma situação deplorável enquanto que outros com mais de 50 anos parecem ter acabado de sair da loja.
Por isso, além da idade do veículo, a melhor referência é a quilometragem que o carro está. Automóveis são feitos para durar mais de 200 mil quilômetros, mas tudo depende de como o veículo foi utilizado e se recebeu as manutenções em dia. alguns modelos podem quebrar antes dos 100 mil enquanto que outros passam dos 400 mil.
Tudo depende
Como você pode observar, não existe uma resposta simples para a pergunta do título. Por isso: tudo depende. Depende de como o veículo foi cuidado, do seu histórico de manutenção e até mesmo do modelo e marca. A compra de um veículo antigo em bom estado de conservação pode acabar sendo mais uma questão de gosto do que de economia já que automóveis com mais de 20 anos que estejam intactos superam, muitas vezes, o valor de um seminovo.
Então, vale a pena?
Vale, caso você esteja procurando um veículo antigo porque gosta de um determinado modelo e não vê problema em desembolsar um grande valor para comprar um em excelente estado. No entanto, não vale a pena caso seja por economia, uma vez que um carro com mais de 20 anos barato signifique, na maioria da vezes, inúmeras manutenções e reparos até o veículo ficar bom – o que pode chegar a custar o valor de um seminovo.