Diferente do que se pensava, a tecnologia touchscreen tem irritado os consumidores. A tecnologia não se limitou apenas ao painel, mas se espalhou para todos os comandos, inclusive o volante.
No entanto, mesmo sendo uma inovação não significa que seja melhor. Os consumidores começaram a reclamar de dificuldade para encontrar a funcionalidade uma vez que ela praticamente se camufla no volante. Além disso, a dinâmica touchscreen se mostrou menos eficaz que os botões quando precisa acionar um comando no painel enquanto se dirige.
Por isso, a Volkswagen se adiantou em adotar novamente botões, substituindo a tecnologia touchscreen. A tecnologia não chegou a se espalhar no Brasil, pois por aqui os modelos ainda contavam com esse “atraso” nos comandos. No entanto, a montadora notou que tanto na Europa nos Estados Unidos seus números de venda tiveram um pequeno recuo. Entre os pontos levantados está justamente a não funcionalidade do touchscreen.
Agora, a Volkswagen volta atrás. Sendo uma das líderes mundiais na fabricação de carros, esse movimento pode representar uma tendência para as outras marcas, pois elas também enfrentam a resistência dos consumidores.