Atualmente, vivemos um dilema no Brasil: comprar um carro mais novo simples ou um mais antigo completo? Entre os mais antigos, um dos carros mais buscados é o Honda Civic lançado em 2007, também conhecido como Civic de oitava geração.
De fato, as qualidades deste modelo se sobressaem, desde a sua durabilidade, confiabilidade e pacote completo de equipamentos. Além disso, seu design é notavelmente bonito, elegante mesmo sendo de 2007 – o carro envelheceu bem.
Além disso, o modelo já é conhecido dos mecânicos e não apresenta dificuldades de reparo e a disponibilidade de peças é enorme.
Cuidados a serem tomados
Mesmo sendo um tanque de guerra, alguns cuidados precisam ser tomados ao se comprar um veículo mais antigo para que não se torne uma dor de cabeça e drene seu dinheiro.
Histórico de manutenção
É normal encontrar esse modelo com mais de 200 mil quilômetros rodados, o que não é problema algum já que seu conjunto mecânico é robusto. No entanto, é preciso que haja histórico de manutenção para garantir que mesmo com alta quilometragem, o carro esteja em perfeitas condições. Se não houver o histórico, é possível que haja notas de serviços como trocas de óleo.
Lauda cautelar
O laudo cautelar é um documento feito por profissionais em análise do carro. Com ele, é possível saber se o carro já passou por colisões, leilões e coisas do tipo. É normal que carros dessa idade tenham algum histórico e não é problema desde que o serviço de reparo tenha sido bem feito.
Interior
O interior entrega. Essa é uma premissa na compra de usados. Verifique o estado dos pedais, volante e alavanca de câmbio. Desgaste elevado quer dizer muito uso. Isso não é um problema, desde que a quilometragem no painel seja condizente com o uso apresentado pelos equipamentos. Caso note alto desgaste e baixa quilometragem registrada no hodômetro, pode ser que o veículo seja adulterado.
Leve para um mecânico de confiança
Bons mecânicos identificam de longe carros que passaram por colisões ou tem gambiarras. Por isso, consultar um mecânico experiente é sempre bom.
Test drive
Faça o test drive e verifique se o carro não apresenta falhas ou barulhos estranhos. Ruas em bom estado mostram se o carro está alinhado, mas as ruas de paralelepípedo revelam vícios e defeitos ocultos como amortecedores estourados, molas cansadas, entre outras coisas.
O carro tem detalhes, e agora?
Todo caro mais antigo tem detalhes! Se for colidido, um laudo cautelar ou mecânico experiente pode dizer se o serviço foi bem feito. Se tem leilão, tem desconto. Se tem alta quilometragem, mas foi bem cuidado (histórico de manutenção, notas…), tá tranquilo.
Carro usado, prepare-se para manutenções e reparos mais frequentes
Mesmo sendo um Honda, o carro vai apresentar desgaste e necessidades de manutenções e reparos mais frequentes. Por isso, é preciso ter isso em mente.
Vai comprar o carro?
Se decidiu comprar o carro, seja feliz e curta a nave. Agora, não deixe de proteger seu veículo para não correr o risco de tomar um baque financeiro por colisão ou furto. Faça uma cotação sem compromisso clicando no link de WhatsApp. E detalhe, a mensalidade é realmente acessível.